VOCÊ SABIA QUE A RÚSSIA NÃO COMEMORA O NATAL NO DIA 25 DE DEZEMBRO?

 em Cultura

A história é a seguinte:

O calendário juliano foi criado por Júlio César no ano 46 a.C., na qualidade de pontífice máximo da República Romana.

Este calendário era o que estava em uso no império romano durante o tempo da vida de Cristo e assim foi naturalmente usado como base de cálculo da Páscoa pelos cristãos.

A partir do século XIII, as observações astronômicas e o cálculo da medida do ano solar mostraram que o Equinócio da Primavera estava ocorrendo vários dias antes da data até então considerada pelo calendário juliano, que era 21 de março.

Assim ocorreram debates ao longo de três séculos sobre a necessidade de uma correção.

No ano 1582, o calendário juliano foi oficialmente reformado pelo papa Gregório XIII, dando origem ao calendário gregoriano, que suprimiu 10 dias acumulados no calendário juliano e mudou a regra do ano bissexto.

Este calendário gregoriano foi adotado que por diversos países, principalmente onde a Igreja Católica era predominante, entretanto, a Igreja Ortodoxa não aceitou seguir esta mudança, optando pela permanência no calendário juliano.

Na Rússia ocorreram várias tentativas de mudança do calendário, contudo houve resistências, sendo uma delas por parte dos religiosos que percebia a ação como uma espécie de sabotagem católica da Igreja Ortodoxa.

Mas… o que você acha que aconteceu?

Ocorreu que em fevereiro de 1918, após a reforma bolchevique, “com o objetivo de estabelecer a contagem do tempo na Rússia de forma semelhante a quase todas as nações culturais”, o calendário juliano foi substituído pelo calendário gregoriano, sob o nome de “calendário da Europa Ocidental”, suprimindo as datas julianas de 1 a 13 de fevereiro, de acordo com um decreto assinado por Vladimir Lenin.

Assim, logo após o dia 31 de janeiro de 1918, o calendário soviético pulou para 14 de fevereiro.

Porém, o calendário juliano, com as modificações feitas por Augusto, continua sendo utilizado pelos cristãos ortodoxos em vários países. Nele, os anos bissextos ocorrem sempre de quatro em quatro anos, enquanto no calendário gregoriano não são bissextos os anos seculares exceto os múltiplos de 400, o que hoje acumula uma diferença para o calendário gregoriano de 13 dias.

Por esse motivo, na Rússia, onde predomina a religião da Igreja Ortodoxa Russa, o Natal é comemorado no dia 07 de janeiro do calendário gregoriano.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário